O Partilha Casa, promovido pela Fundação MEO, continua a afirmar-se como uma resposta inovadora aos desafios da crise habitacional e da solidão sénior em Portugal, colocando as pessoas no centro e criando pontes reais entre gerações, ao juntar estudantes universitários e seniores na partilha de casa e na criação de laços intergeracionais.
Lançada em 2023, a iniciativa Partilha Casa tem vindo a proporcionar experiências únicas de convivência e companhia entre estudantes e seniores, contribuindo para soluções de alojamento mais acessíveis e humanas. Enquanto promotor e facilitador do projeto, a marca assegura a plataforma nacional, dinamiza as parcerias e garante condições especiais de conectividade para quem partilha casa, reforçando o impacto social da iniciativa.
Tendo em vista o reforço deste papel, a Fundação MEO e a MOCHE lançam, entre 7 de janeiro e 28 de fevereiro, a campanha “Deu Match”, inspirada no universo das dating apps. Com um tom irreverente e descontraído, a campanha comunica o Partilha Casa de forma clara e apelativa, aproximando-se do público universitário e reforçando a ligação da MOCHE ao mundo estudantil. A mensagem é simples: para cada pessoa, existe sempre um match perfeito à espera de acontecer.
Ao longo da campanha, que será comunicada nas redes sociais até ao final de fevereiro, “Deu Match” explora a ideia de compatibilidade perfeita entre seniores e jovens, baseada em experiências de partilha e na criação de relações de proximidade. A narrativa e o universo visual inspiram-se nas lógicas de swipe e emparelhamento das aplicações de encontros, transpondo-as para um contexto de impacto social positivo.
Resultados que falam por si
A iniciativa continua a apresentar resultados muito positivos, traduzidos na criação de dezenas de matches entre estudantes universitários e seniores.
Números que confirmam o impacto crescente da iniciativa e a adesão cada vez maior de diferentes comunidades à partilha intergeracional de alojamento, traduzindo-se em histórias reais de companhia, segurança e pertença, tanto para quem acolhe como para quem chega. Destacam-se, até ao momento, os 22 matches realizados através do programa Une.Idades, os 81 matches promovidos pela Rede 1/4 – Universidade Nova de Lisboa e os 6 matches concretizados pelo programa Abraço de Gerações, num total de 109 pares formados. Estes números confirmam o impacto crescente da iniciativa e a adesão cada vez maior de diferentes comunidades à partilha intergeracional de alojamento.
Ao longo de 2025, o Partilha Casa reforçou a sua rede de parcerias, integrando novas entidades como a Associação Laços para a Vida – Évora, a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Unilever e a Rede 1/4 da Universidade Nova de Lisboa. Estes parceiros juntam-se aos programas fundadores, como a Une.Idades (Lisboa) e a Abraço de Gerações (Coimbra), ampliando o alcance nacional da iniciativa.
Toda a informação sobre a campanha está disponível no site, que reúne também todos os parceiros e permite o registo de seniores, estudantes e instituições interessadas. Com esta iniciativa, a Fundação MEO reafirma o seu compromisso com a inovação social, ao promover soluções de alojamento intergeracional e fomentar a humanização das relações, demonstrando que a tecnologia, quando colocada ao serviço das pessoas, pode aproximar, cuidar e transformar vidas.