“SAPO-Vê por ti”: inovação com IA, áudio e mobilidade na renovação do Portal e lançamento da nova App

“SAPO-Vê por ti”: inovação com IA, áudio e mobilidade na renovação do Portal e lançamento da nova App

“SAPO-Vê por ti”: inovação com IA, áudio e mobilidade na renovação do Portal e lançamento da nova App

​​No mês em que celebra três décadas de vida, o SAPO apresenta uma proposta irreverente e inovadora de acesso a conteúdos com integração de soluções baseadas em Inteligência Artificial. Entre as novidades estão uma experiência digital totalmente renovada numa APP SAPO, um novo portal com navegação e usabilidade simplificadas, funcionalidades inovadoras de acesso áudio e em ambiente automóvel, através do Carplay e Android Auto e, ainda, uma identidade gráfica renovada com a nova assinatura “SAPO - Vê por ti". Hoje nasce um novo SAPO, antecipando a próxima geração de media digital.  

O novo SAPO: assente em AI, conteúdos áudio e CarPlay/AndroidAuto 

Uma experiência digital renovada

O SAPO consolida a sua oferta de informação e entretenimento on the go numa única aplicação móvel, mais moderna e personalizada. Na nova App Móvel, desenvolvida em linguagem nativa para iOS e Android, numa parceria com a Bliss Applications, a utilização responsável de AI Generativa (Gen AI) permite aceder a conteúdos adaptados à preferência do utilizador, explorar em formato story os resumos de todos os artigos, ou utilizar o Resumo do Dia para uma rápida consulta da atualidade, e ter acesso às capas de jornais para consulta logo à primeira hora da manhã.

Com esta nova App, o SAPO conta, a partir de hoje, com presença inédita nas plataformas de CarPlay e Android Auto, possibilitando a quem se desloca de automóvel acompanhar os resumos das notícias ou conteúdos da rede de parceiros SAPO.      

Navegação simplificada e redesenho da experiência de usabilidade em sapo.pt

Também o portal foi redesenhado de raiz, com uma nova organização, com usabilidade mais simples e direta, mais adequado a utilização em dispositivos móveis, estando o universo global de todas as temáticas centralizado em sapo.pt e ancorado em três grandes categorias principais: Notícias, Desporto e Cultura e Lifestyle. Numa nova área, “Vê por Ti", é proporcionada uma experiência mais próxima e útil a quem visita o SAPO várias vezes por dia, com conteúdos recomendados por AI e adaptados aos interesses de cada leitor. O SAPO permite, com esta transformação, um acesso mais intuitivo aos conteúdos de um ecossistema de mais de 150 parceiros de referência nacionais, regionais e internacionais, endereçando a sua diversidade temática e de insígnias num lugar digital único, com a matriz de fiabilidade que lhe é reconhecida.

«Em 30 anos, o SAPO afirmou-se como um marco incontornável de credibilidade, diversidade, tecnologia e emoção. Hoje, iniciamos um novo capítulo dessa história com a ambição renovada de oferecer conteúdos relevantes e personalizados a milhões de utilizadores, em formatos alinhados com as novas tendências de consumo e recorrendo à tecnologia de forma responsável», afirma Gil Moreira, Diretor-Geral do SAPO. «Reformulámos toda a experiência SAPO, respeitando os nossos utilizadores, valorizando os nossos parceiros e garantindo aos anunciantes um ambiente de confiança e impacto, contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento dos media em Portugal», reforça Gil Moreira.

Uma nova marca para uma nova era digital

O SAPO apresenta hoje uma nova identidade gráfica, pensada estrategicamente para responder aos desafios da era digital. A marca renova-se para acompanhar um produto mais relevante e preparado para liderar este novo ciclo, sem nunca abdicar dos seus valores de sempre: proximidade, credibilidade, dinamismo, inovação e confiança.

Esta transformação dá origem a uma marca centrada no olhar — símbolo de equilíbrio entre a vertente funcional e o potencial emocional do SAPO.

Desenvolvida em colaboração com a WYCreative, a nova identidade homenageia a comunicação através do olhar: uma forma poderosa de transmitir verdade, gerar emoções, criar empatia e permitir que cada pessoa veja, com os seus próprios olhos, aquilo que é realmente importante. Porque ninguém consegue acompanhar tudo o que acontece, o SAPO reforça a sua missão de estar sempre presente com uma nova assinatura: “SAPO – Vê por ti".

Enquanto portal líder na agregação de conteúdos, o SAPO consolida-se como um selo de confiança para os seus utilizadores, assumindo o compromisso de que o que se vê no SAPO é verdade.

O reposicionamento da marca é apresentado através de uma campanha multimeios, construída sobre uma linha narrativa que evoca a realização de um sonho e apela à emoção.

Com quase 30 anos de história, o SAPO tem acompanhado a evolução de Portugal e do mundo, contribuindo para a forma como os portugueses se informam e comunicam. Hoje, dá início a um novo capítulo: um SAPO com nova ambição, preparado para um futuro mais digital, mais próximo e mais relevante — sem perder a ligação às suas raízes.

​​Filme da campanha aqui

​

Anexo

  • Download