No maior evento de tecnologia e inovação da Europa, o MEO volta a consolidar o seu papel de referência nacional ao assegurar a operação tecnológica da edição de 2025 da Web Summit. No coração do evento, o centro de operação do MEO funciona como o verdadeiro “cérebro”, monitorizando em tempo real todas as infraestruturas de comunicação — fibra, móvel, Wi-Fi e TV — entre a FIL e a MEO Arena, para garantir aos visitantes, empresas, startups e jornalistas uma experiência conectada sem falhas.
Mais de 170 profissionais estão empenhados nesta missão, com uma centena dedicada exclusivamente à implementação e reforço de uma rede pensada para responder a exigências extremas. Após dois meses de planeamento rigoroso, as equipas estarão, ao longo dos próximos 3 dias, a operar 24 horas por dia, com alta especialização técnica e sistemas críticos totalmente redundantes, apoiados por uma sala técnica que acompanha permanentemente o evento.
A infraestrutura tecnológica da MEO entre a FIL e a MEO Arena inclui cerca de 1000 access points e 1.700 antenas, cobrindo um recinto equipado para suportar até 130.000 dispositivos wireless em simultâneo. A rede estrutura-se em seis acessos redundantes de fibra ótica com velocidade até 10 Gbps, sustentados por cerca de 50 km de cabo UTP e de fibra, garantindo robustez e fiabilidade em cada ponto.
Esta operação reafirma a capacidade do MEO em implementar e gerir as maiores redes dedicadas, garantindo o mesmo padrão de excelência, resiliência e know-how que sustenta diariamente a gestão da rede nacional.
MEO Arena pioneira mundial ao receber o Speedtest Certified da Ookla pela rede Wi-Fi de alto desempenho
O início da edição deste ano da Web Summit 2025 fica marcado pelo reconhecimento da MEO Arena como a primeira arena do mundo a receber o Speedtest Certified ™, atribuída pela Ookla®, líder global em inteligência de conectividade, na avaliação da sua infraestrutura Wi-Fi.
Esta certificação, baseada em testes técnicos independentes que analisaram velocidades, latência, estabilidade, segurança e capacidade em ambientes de alta densidade, posiciona a MEO Arena como referência internacional em conectividade para grandes recintos.
Esta distinção evidencia também o investimento contínuo do MEO em infraestruturas de última geração, projetando Portugal como líder tecnológico, enquanto reforça o estatuto da MEO Arena como principal palco nacional para eventos de grande escala e estabelece um novo padrão global de qualidade em conectividade, essencial para aplicações exigentes como streaming em alta-definição, videoconferências, produção de conteúdos em tempo real e pagamentos digitais.
A abertura do Web Summit 2025 fica assim marcada não só por uma programação inovadora, mas também pela excelência tecnológica da infraestrutura que suporta o evento, elevando a experiência de todos os participantes.