MEO divulga resultados do 3T de 2025

MEO divulga resultados do 3T de 2025

MEO divulga resultados do 3T de 2025

Destaques dos resultados do 3º Trimestre e dos 9 Meses de 20251 

• Nos primeiros nove meses de 2025, a MEO manteve um desempenho operacional sólido, evidenciando capacidade de adaptação, resposta e resiliência num contexto de forte intensidade competitiva.  Este desempenho reflete o compromisso contínuo da Empresa com elevados padrões de qualidade de serviço, suportado por investimentos significativos na expansão de redes e infraestruturas de última geração, mais resilientes e seguras.  Paralelamente, o programa de transformação organizacional, tecnológica e digital, em curso, tem vindo a abrir novas oportunidades e a gerar eficiências que já se materializam nos resultados.  


• A MEO prosseguiu a consolidação da sua posição enquanto operador líder em todos os segmentos e serviços telco, reforçando a preferência dos portugueses. De acordo com os dados mais recentes divulgados pela ANACOM, a MEO manteve a liderança nos Serviços de Televisão por Subscrição e no mercado de acessos à Internet Fixa no final do 2.º trimestre de 2025, com quotas de 41,9% e 41,0%, respetivamente. A Empresa destacou-se ainda como o operador que mais clientes conquistou em termos homólogos e permaneceu líder na oferta de internet por fibra ótica, com uma quota de 54,3%. A MEO mantém-se igualmente como líder nos acessos móveis ativos com utilização efetiva (excluindo M2M), com uma quota de 36,0%. 


• No final de setembro de 2025, a Base total de RGUs de serviços fixos e móveis, atingiu os 13,3 milhões. Os Serviços Fixos totalizaram 6,1 milhões, registando uma variação positiva face ao terceiro trimestre de 2024. A Base de Clientes dos Serviços de Televisão por Subscrição e de Internet Fixa cresceu 1,1% e 1,6%, respetivamente. Nos serviços Móvel Pós-Pago, a MEO alcançou 5,5 milhões de clientes, refletindo um crescimento de 4,3% (cerca de 224 mil) face ao mesmo período do ano anterior, alavancado nas ofertas convergentes. 


• Nos primeiros nove meses de 2025, a MEO Energia manteve um ritmo sustentado de expansão da sua Base de Clientes, reforçando a sua posição num mercado multi player e altamente competitivo. Os Clientes finais da MEO Energia cresceram 93 mil desde setembro 2024 e atingiram 205 mil no final de setembro de 2025, demonstrando a forte adesão do mercado às ofertas integradas de Telco + Energia. 


• As Receitas Totais atingiram 2.074 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2025, um crescimento de 1,2% face ao período homólogo. Este desempenho foi suportado por um aumento de 5,2% no Segmento Consumo, impulsionado pelo negócio da Energia, que mitigou parcialmente a pressão sobre o ARPU Telco num contexto de elevada competitividade, e pelo crescimento de 3,4% das Receitas do Segmento de Serviços Empresariais, excluindo a performance da Altice Labs. 


• No terceiro trimestre de 2025, as Receitas Totais foram de 682 milhões de euros, o que representa um aumento de 1,4% versus período homólogo, excluindo os resultados da Altice Labs. Considerando a queda homóloga implícita na performance da Altice Labs as Receitas Totais diminuem por esse efeito 3,2%. 


• Nos primeiros nove meses de 2025, o EBITDA situou-se em 717 milhões de euros, refletindo uma diminuição homóloga de 6,1%. Excluindo os resultados da Altice Labs o EBITDA decresce 3,0% penalizado pelo impacto na receita em resultado da pressão no ARPU Telco, perda progressiva do MVNO e aumento de custos com Energia e IT associados à inflação. 


• O Investimento ascendeu a 292 milhões de euros nos nove meses, refletindo o compromisso da Empresa de continuar a expandir e a renovar as suas redes e infraestruturas, com o objetivo último de garantir um serviço com níveis de excelência e segurança aos seus Clientes Residenciais e Empresariais.  No final de setembro de 2025, a MEO alcançou os 6,6 milhões de casas cobertas por fibra ótica, que suportam 90% da Base de Clientes. A cobertura populacional da rede móvel atingiu níveis elevados, de 99,98% na rede 4G e de 97,18% na tecnologia 5G. 1 Pro forma das operações da empresa Geodesia em territórios internacionais. 


Segmento Consumo 


• No acumulado dos nove meses de 2025, as receitas do Segmento Consumo ascenderam a 1.110 milhões de euros, refletindo um crescimento homólogo de 5,2%. As Receitas de Serviço registaram um aumento ainda mais expressivo, de 6,0%, impulsionado pela expansão da base de clientes de Fibra e de Móvel Pós-Pago, bem como pelo contributo da MEO Energia, que continuou a desempenhar um papel determinante na mitigação da intensa pressão competitiva sobre o ARPU Telco. 


• No terceiro trimestre de 2025, as receitas do Segmento Consumo totalizaram 371 milhões de euros, registando uma evolução homóloga de 2,6%. As Receitas de Serviço cresceram igualmente 3,3%, suportadas no aumento da Base de Clientes Convergentes em Fibra e no serviço Móvel Pós-pago e na diversificação de oferta permitida pela MEO Energia. 


• No final de setembro de 2025, no Segmento Consumo, a Base de RGUs Fixos suportados em fibra ótica, atingiu os 4,5 milhões, registando um incremento de 2,0% face a igual período do ano anterior, o que correspondeu a mais 90 mil adições líquidas. No serviço Móvel, a Base de Clientes Pós-Pago continuou a crescer em termos homólogos, aumentado 3,1% correspondendo a mais 97 mil RGUs 


• A forte performance operacional reflete o sucesso das novas ofertas comerciais e a diferenciação assegurada pela qualidade de serviço suportada em infraestruturas de última geração. Assim, a Base de Clientes com múltiplos serviços contratados continuou a registar um crescimento sustentado, refletindo a clara preferência do mercado por soluções convergentes (Fixo & Móvel & Energia). 



MEO Energia 


• Os nove meses de 2025, ficaram marcados pela expansão do negócio da MEO Energia, que demonstrou capacidade de adaptação e resposta num cenário de elevada competitividade e volatilidade do mercado. A Base Total de Clientes Finais aumentou de 112 mil, no final de setembro de 2024, para 205 mil em setembro de 2025, traduzindo-se em 93 mil novas adesões líquidas. Este desempenho foi sustentado por uma dinâmica comercial robusta e pela atratividade das ofertas inovadoras e integradas de Telecomunicações + Energia. 


Segmento de Serviços Empresariais 


• No agregado dos nove meses de 2025, as Receitas do Segmento de Serviços Empresariais (que inclui B2B, Wholesale e Altice Labs) totalizaram 964 milhões de euros e aumentaram 3,4% no negócio core, ou seja, já excluindo o impacto da performance da Altice Labs. Este resultado foi sustentado, sobretudo, pelo desempenho positivo das áreas Não-Telco, nomeadamente as soluções ICT, Serviços Geridos&Outsourcing e BPO, em especial nos subsegmentos Corporate e SMB&SOHO. No subsegmento SME o destaque vai para o contínuo crescimento nas Receitas Telco tradicionais, desempenho que foi impulsionado pelo foco na melhoria da experiência do Cliente, aliado ao investimento em tecnologias da última geração e complementada por uma busca contínua de eficiência operacional, inovação e liderança. 


• No terceiro trimestre de 2025, as Receitas do Segmento de Serviços Empresariais totalizaram 311 milhões de euros, ficando praticamente iguais ao período homólogo, já penalizadas pela perda progressiva do MVNO e quando excluídos os resultados da Altice Labs. Considerando a queda homóloga implícita na performance da Altice Labs as Receitas do Segmento de Serviços Empresariais, diminuem por esse efeito 9,2%. 


• O Segmento B2B representado pelo negócio Telco e Não-Telco e excluindo Wholesale e Altice Labs foi o principal responsável pelos resultados acima referidos, apresentado no acumulado dos nove meses de 2025 cerca de 544 milhões de euros de Receita, o que corresponde a um crescimento homólogo de 7,6%. No terceiro trimestre de 2025, as Receitas atingiram 178 milhões de euros, aumentando 3,4% face a igual período do ano anterior, em resultado do crescimento contínuo da Base de Clientes e RGUs nos seus diferentes subsegmentos e manutenção da diversificação da receita para áreas Não-Telco, tais como ICT, Cloud Services, Cyber Security e Serviços Geridos&Outsourcing. 



• Desde setembro de 2024, a MEO adicionou 130 mil novos RGUs à sua Base de Clientes Empresariais, aumento de 4,0% versus igual período do ano anterior, demonstrando a consistência na dinâmica de crescimento registada nos trimestres anteriores. 


• No que respeita à estratégia de expansão e diversificação do portefólio destacam-se, no terceiro trimestre, o aumento da capacidade de processamento dos Private Servers respondendo à crescente procura, a evolução do IoT Connect com funcionalidades de portal mais inteligentes, a integração de equipamentos de última geração para reforçar a oferta GlobalConnect Pack e a reinvenção digital da Gestão de Resíduos com capacidades opcionais de Inteligência Artificial. 


Alguns acontecimentos relevantes no 3º Trimestre de 2025 


• Em setembro, a Ookla reconheceu a MEO como a operadora com maior resiliência e fiabilidade em Portugal. A distinção foi atribuída com base em testes de desempenho e resiliência, incluindo episódios críticos como o apagão de abril de 2025, onde a MEO demonstrou superior capacidade em manter a operacionalidade dos serviços. Durante o apagão, a MEO foi a operadora menos afetada, assegurando a conectividade para chamadas, mensagens e dados, graças a reservas robustas de baterias e infraestrutura redundante. A rede da MEO mostrou tempos de chamada mais rápidos e maior taxa de sucesso em ligações móveis, sustentada por uma cobertura extensa na banda média (3,5 GHz). 


• A MEO foi distinguida, ainda em setembro, como a operadora com melhor desempenho em 5G no país. Segundo o relatório da Ookla H1 2025, a MEO alcançou uma velocidade média de download de 251,02 Mbps e upload de 23,09 Mbps, liderando entre os operadores nacionais. 


• Em julho, a MEO tornou-se a primeira operadora de telecomunicações em Portugal a obter a certificação PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard) no âmbito da prestação de serviços de BPO. 


• Em agosto, o SAPO celebrou três décadas de vida, apresentando uma proposta irreverente e inovadora de acesso a conteúdos com integração de soluções baseadas em Inteligência Artificial. Entre as novidades destacam-se uma experiência digital totalmente renovada numa APP SAPO, um novo portal com navegação e usabilidade simplificadas, funcionalidades inovadoras de acesso áudio e em ambiente automóvel, através do Carplay e Android Auto e ainda, uma identidade gráfica renovada. 


• A MEO Energia lançou, em setembro, a primeira tarifa dinâmica para carregamento de veículos elétricos em Portugal, reforçando a sua posição de pioneira na inovação energética. A nova oferta permite poupanças nas horas de Sol e vantagens adicionais no período noturno, otimizando consumos e incentivando o uso de energia renovável. Os clientes recebem diariamente um email personalizado com os preços do dia seguinte, facilitando o planeamento dos carregamentos. 


• Em setembro, a MEO, enquanto marca de causas, e a Fundação MEO, estabeleceram uma parceria estratégica com a Associação Mirabilis, criada para combater a dependência digital em crianças e jovens e promover uma utilização mais consciente da tecnologia. 


Eventos Subsequentes 


• No dia 24 de novembro de 2025, a Intelcia assinou um acordo com a Altice para a aquisição da participação de 65% que a empresa detinha desde 2016. A conclusão da transação está prevista para o primeiro trimestre de 2026, sujeita às condições habituais e às aprovações regulatórias necessárias. 


• No dia 25 de novembro de 2025, a MEO assinou um acordo com a Asterion Industrial Partners, com vista à venda de 100% do capital social e dos direitos de voto da empresa Portugal Telecom Data Center S.A. (“PT Data Center”), uma subsidiária da MEO que opera um centro de dados na Covilhã, com uma capacidade instalada de 6,8 MW. A MEO celebrará um contrato de prestação de serviços de longo prazo com a PT Data Center, como cliente âncora da empresa. A transação prevista avalia a PT Data Center com um valor de 120 milhões de euros.  A operação, que estará sujeita a aprovações regulatórias, deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2026.  


• A Altice International iniciou um conjunto de medidas proativas, com o objetivo de reforçar a sua posição de liquidez e de aumentar a estabilidade e flexibilidade financeiras a longo prazo. Neste contexto, e ao nível do Grupo Altice Portugal, foi realizada uma operação de financiamento no montante de 750 milhões de euros. ​

Anexo

  • Download