A iniciativa conjunta MEO e Fundação MEO conta com a colaboração da Mirabilis e dá continuidade ao posicionamento lançado em setembro - “Liga-te melhor com moderação” – voltando a lançar o debate sobre o impacto da tecnologia no quotidiano das famílias. Desta vez, a campanha da MEO alerta para a problemática da tecnoferência – a interferência da tecnologia nas relações humanas. Sob o claim ‘Liga-te melhor à vida’, a nova campanha centra-se na ideia de que as ligações mais importantes são as que se constroem na presença, olhos nos olhos, e na partilha autêntica, e não através de um telemóvel.
“Neste Natal gostávamos de desafiar cada pessoa a sentir a verdadeira emoção de estar presente, de olhar os outros olhos nos olhos e de viver o momento real. Com esta campanha, o MEO e a Fundação MEO convidam todos a ligarem-se ao que realmente importa: às pessoas e aos momentos que permanecem nas nossas memórias e não nas dos telemóveis. É um compromisso que reforçamos porque acreditamos que a tecnologia deve aproximar as pessoas e nunca afastar.” - Luiza Galindo, Diretora de Marca e Comunicação MEO
O filme institucional acompanha a relação feliz entre um pai e uma filha, desde o dia em que ela nasce. Apesar de encantado e radiante em cada momento, o telemóvel do pai surge como intermediário constante, sempre pronto a captar e eternizar as memórias, mas retirando-o da verdadeira presença no momento.
De um lado, evidencia-se a evolução tecnológica, que permite guardar memórias únicas e voltar a elas e às emoções que convocam mais tarde. Do outro, a campanha da MEO expõe o risco de, tantas vezes, as pessoas estarem presentes fisicamente, mas viverem tudo numa espécie de segundo plano, filtrando a realidade com um ecrã de telefone pelo meio. A presença humana existe, mas, entre ela e o momento, está sempre um dispositivo. No filme, esse risco revela-se ao pai quando, no hospital, preparado para o nascimento do segundo filho, encontra no bolso um desenho da família feito pela filha. Na figura que o retrata, onde deveriam estar os olhos, a menina desenhou as três lentes de uma câmara de telemóvel. Confrontado com esta representação, o pai pousa o telefone e o desenho, permitindo que o recém-nascido veja o seu sorriso, e não um ecrã.
Com a assinatura “Liga-te melhor à vida. Feliz Natal. MEO. Humaniza-te”, a campanha multimeios será divulgada na televisão, rádio, exterior, imprensa, meios digitais e nos pontos de venda da MEO. Ao longo do período natalício, serão divulgados outros conteúdos em meios digitais, onde será explorada a fase posterior, em que pai e filha convivem, seja a fazer um bolo, a dançar ou a jogar à bola, já sem a interferência do telemóvel. Nesta nova fase, a “cara de telemóvel” do pai transforma-se numa “cara de pessoa”.
Porquê falar de tecnoferência no Natal?
Num mundo cada vez mais conectado, vários estudos revelam que o uso excessivo de dispositivos móveis interfere nas relações familiares e sociais:
. 10h/ dia – tempo médio dos portugueses ligados à internet (1)
. 62% das crianças afirmam que os pais não ouvem por estarem distraídos (6-12 anos) (2)
. 68% dos pais distraem-se com os smartphones, enquanto estão com os filhos (3)
A MEO acredita que o Natal é a oportunidade perfeita para desligar para ligar – trocar distrações digitais por ligações mais presentes, mais humanas. A campanha multimeios ‘Liga-te melhor à vida’ será divulgada na televisão, rádio, exterior, imprensa, cinema, meios digitais e nos pontos de venda MEO. Além disso, contará ainda com conteúdos exclusivos no site MEO em torno da temática da tecnoferência, incluindo iniciativas como: um Quiz interativo para cada um descobrir o seu screen score nesta época festiva e um Calendário de Natal com dicas diárias que inspirem momentos para ligar melhor as famílias à vida.
₁Estudo da revista Highlights (2014, 14 de Outubro), in “Geração Ansiosa”, Jonathan Haidt”
₂Pew Research Center (2020), in “Geração Ansiosa”, Jonathan Haidt
₃Statista (2023), “Weekly notifications from social apps to U.S. Gen Z mobile user 2023”, in “Geração Ansiosa”, Jonathan Haidt
Ficha Técnica
MEO
Luiza Galindo - Diretora de Marca e Comunicação MEO
Agência Criativa: Dentsu Creative
CCO - Lourenço Thomaz Diretor Geral - Patrick Stiwell Diretor Criativo Executivo - Ivo Purvis Diretor criativo - Diogo Stiwell Direção Arte - Pedro Martoli Redator - João Moura Produção - Martim Lemos Diretora executiva de contas - Carla Vidal Marques Diretora de Contas - Rita Morgado Ilustrador: André Kano Produtora: Garage Films Realizador: João Nuno Pinto Diretor de Fotografia - Mateusz Dziekonski Produtor Executivo: Miguel Varela Assistente Produção Executivo: Duarte Ribeiro Produtora: Claúdia Costa Dir. Produção: Matilde Silveira Coordenadora de pós-produção - Beatriz Pereira Pós-produção - Tribo Som - Salva Estúdios Música - Carolina Deslandes Arranjo de Música - Fred Ferreira Coro - Coro Cantat
Agência de Meios: OMD
Diretora de Conta - Paula Cruz