MEO Mares Vivas com recordes de conectividade

MEO destaca-se na 17ª Edição do MEO Marés Vivas com recordes de conectividade e compromisso com a sustentabilidade

 MEO destaca-se na 17ª Edição do MEO Marés Vivas com recordes de conectividade e compromisso com a sustentabilidade

​

Terminou no passado domingo, 20 de julho, a 17.ª edição do MEO Marés Vivas, que voltou a transformar Vila Nova de Gaia no epicentro da música, tecnologia, inovação e compromisso social. O festival, realizado entre 18 e 20 de julho, consolidou a ligação histórica entre o MEO e o MEO Marés Vivas, destacando-se pelo compromisso com a conectividade, a acessibilidade e a responsabilidade social.
Infraestrutura tecnológica e conectividade de excelência
Durante os três dias de festival, o MEO assegurou cobertura total de fibra ótica, Wi-Fi e comunicações móveis (2G, 4G e 5G), através de cerca de 6 km de fibra e mais de 150 dispositivos de rede, incluindo uma estação móvel dedicada.
O reforço da infraestrutura permitiu aos 120 mil festivaleiros que passaram pelo recinto partilhar experiências em tempo real e manter-se conectados de forma rápida e segura. Destacando-se:
  • Ao longo dos três dias do festival, foram gerados 7,7 TB de dados móveis, praticamente o dobro do registado em 2024. Este volume de tráfego equivale ao consumo diário de dados móveis de uma cidade como Braga e demonstra o impacto da robusta infraestrutura tecnológica implementada.
  • Da totalidade do tráfego móvel, 4,33 TB foram processados em 5G, o que representa um crescimento superior a 140% face ao período homólogo de 2024 e confirma a rápida adesão dos festivaleiros às comunicações de nova geração.
  • Foram realizadas cerca de 78 mil chamadas, somando mais de 63 mil minutos de conversação – o equivalente a mais de 44 dias consecutivos a falar ao telefone, e mais do dobro do tempo registado no ano anterior.
  • O Wi-Fi registou picos de 7.081 dispositivos únicos ligados no último dia, com até 2.332 utilizadores em simultâneo nas horas de maior afluência, garantindo estabilidade e performance.
  • Foram consumidos 6,63 TB de dados via Wi-Fi durante o evento, um aumento de quase 66% relativamente ao último ano – um volume de tráfego que poderia suportar mais de 2 mil utilizadores a verem uma série em HD ao mesmo tempo.
  • No total, a rede IP do recinto – que integrou comunicações via Wi-Fi, CCTV e LAN – atingiu os 8,10 TB de tráfego, um valor que ilustra a complexidade operacional e a integração eficaz de soluções de segurança e conectividade necessárias para assegurar a experiência digital dos milhares de participantes.
Festival acessível, inclusivo e seguro
O MEO Marés Vivas manteve o posicionamento de referência em inclusão e acessibilidade. Em parceria com a Access Lab, a edição de 2025 voltou a garantir medidas inovadoras: coletes sensoriais e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, salas de pausa e kits sensoriais, plataformas e casas de banho adaptadas, sinalética inclusiva e distribuição de cadeiras de rodas, pensando em públicos com todas as necessidades.
A Fundação MEO reforçou a sua atuação social ao entregar, só este ano, 190 pulseiras “Estou Aqui! Crianças” em parceria com a PSP, contribuindo ativamente para a segurança e tranquilidade das famílias presentes no festival.
O MEO Marés Vivas regressa em 2026 nos dias 17, 18 e 19 de julho.

​

Anexo

  • Download