Destaques dos resultados de 2024
- No ano 2024, as Receitas fixaram-se em 2.775M€, o EBITDA em 994M€ e o Investimento global da Empresa chegou aos 422M€.
- As Receitas apresentaram um crescimento de 0,7% em 2024 face a igual período do ano anterior, apesar da redução nas receitas da Altice Labs, provenientes essencialmente das vendas de equipamentos e hardware. Excluindo a performance da Altice Labs, as Receitas mantiveram a rota de crescimento, tendo aumentado 5,4% face a igual período do ano anterior, revelando a solidez da performance dos serviços core de telecomunicações, a diversificação de portefólio, em especial no negócio de Energia, bem como a qualidade e excelência dos serviços prestados.
- Apesar do crescimento nas receitas, o EBITDA apresentou uma redução de 1,2% em 2024 face ao ano anterior, penalizado essencialmente pela performance da Altice Labs. Excluindo o desempenho da Altice Labs, o EBITDA registou um acréscimo de 3,3%.
Destaques dos resultados do 4º trimestre de 2024
- As Receitas, no 4º trimestre do ano, fixaram-se em 726 milhões de euros, um incremento de 3,1%, face a igual período do ano anterior, beneficiando dos aumentos de 7,7% no Segmento Consumo e de 7,9% no Segmento de Serviços Empresariais (excluindo a Altice Labs).
- A Base Total de RGUs, de serviços Fixos e Móveis, que ascende a 14 milhões assim como no total de Clientes Únicos do Segmento Consumo que totaliza 1,7 milhões, demonstram a resiliência operacional, o foco nas novas oportunidades decorrentes dos avanços tecnológicos e da transformação digital e na permanente satisfação dos clientes.
- O Total de Serviços Fixos incrementou 1,4% face ao 4º trimestre de 2023, totalizando 6,1 milhões.
- A Base de Clientes do Serviço de Televisão por Subscrição e Conetividade cresceu 2,3% e 2,8% respetivamente, fixando-se ambos em 1,9 milhões.
- A Base de Clientes Móveis Pós-Pago atingiu 5,3 milhões e, impulsionada pela convergência, cresceu 0,9% (+50 mil Clientes) no 4º trimestre de 2024 face ao 3º trimestre de 2024.
- O EBITDA atingiu 231 milhões de euros no 4º trimestre de 2024, uma redução de 5,4% face a igual período do ano anterior. Se excluirmos o desempenho da Altice Labs, o EBITDA reduziu -0,4% face a igual período do ano anterior, em resultado do impacto favorável nas receitas, decorrente da dinâmica operacional de expansão da Base de Clientes e RGUs, do crescimento do respetivo ARPU e da diversificação de portefólio, em novos negócios Não Telco.
- O Investimento ascendeu a 129 milhões de euros, no 4º trimestre de 2024.
- A Altice Portugal tem 6,5 milhões de casas com fibra ótica, uma cobertura populacional de rede 5G de 95,8% e de 99,97% na rede 4G.
Segmento Consumo
- As Receitas do Segmento Consumo fixaram-se nos 381 milhões de euros no 4º trimestre de 2024, o que representa uma variação homóloga de mais 7,7% e as Receitas de Serviço aumentaram 6,6%.
- Este desempenho foi assente na expansão da Base de Clientes Únicos, que cresceu nos últimos 12 meses, e na valorização média de cada Cliente, potenciado pela cobertura em Fibra, pela convergência e pela diversificação de portefólio, de que são exemplo os tarifários combinados: Telco + Energia.
- A MEO Energia foi o comercializador que, no 4º trimestre, e consistentemente, desde julho de 2024, tem vindo a realizar a maior captação de Clientes em número absoluto, de acordo com a ERSE, nos boletins mensais sobre o Mercado Liberalizado de Eletricidade.
- No final do 4º trimestre, os Clientes Únicos do Segmento de Consumo, aumentaram 0,4%, em relação ao período homólogo, representando +6,1 mil adições líquidas, num total de 1,7 milhões de Clientes. Os RGUs de Serviços Fixos e Móveis totalizaram 10,3 milhões.
Segmento de Serviços Empresariais
- As Receitas do Segmento de Serviços Empresariais, no 4º trimestre, fixaram-se em 344 Milhões de euros, o que representa um crescimento de 7,9% (excluindo a Altice Labs) face ao trimestre homólogo do ano anterior. Considerando a evolução já descrita da Altice Labs, a receita global de Serviços Empresariais decresceu 1,5% YoY.
- Os serviços Telco e Não Telco, dos subsegmentos SMB&SOHO, SME e Corporate, mantêm um nível consistente e sustentável de crescimento, o que permite continuar a alargar a Base de RGUs e de Clientes Empresariais.
- A aliança entre a inovação tecnológica (novas funcionalidades e soluções personalizadas ao nível dos P&S Não Telco) e a visão estratégica centrada nas necessidades dos Clientes (rapidez, conveniência, flexibilidade e autonomia), está patente na excelente performance operacional e financeira do 4º trimestre e, também, no total do ano de 2024.
- Salienta-se, adicionalmente, a performance positiva do negócio Wholesale que cresceu, fruto do maior aluguer de infraestruturas, nomeadamente, Condutas, Postes e Espaços Técnicos, a outros Operadores.
O que o mercado diz da MEO
- Distinguida como a marca, do setor de Telecomunicações, com melhor reputação em Portugal, no mais recente estudo de “Reputação de Marca em Portugal” promovido pela consultora OnStrategy.
- Apresenta a menor taxa de reclamação (3,2 reclamações por mil clientes) e o operador que registou a maior diminuição de reclamações face a 2023 (-18%), de acordo com o relatório da ANACOM “Reclamações nos serviços de comunicações em 2024”.
- Nos relatórios publicados pela ANACOM, respeitantes ao quarto trimestre de 2024, a MEO mantém-se como o líder em todos os serviços de telecomunicações.
- A MEO Empresas foi reconhecida como “Service Provider of the Year” no Sul da Europa, pelo sucesso das soluções Cloud Security e Cloud Security Pack, que utilizam a plataforma Acronis do Data Center MEO Empresas da Covilhã, para backup e proteção de dados, equipamentos e aplicações.
- A 20ª Gala Superbrands, evento que distingue e premeia as Marcas e as Personalidades de Excelência em Portugal, distinguiu a MEO e o SAPO. A MEO destacou-se pelo lançamento do primeiro serviço mundial sustentável de telecomunicações e energia, sendo que o SAPO pela liderança enquanto maior player do país na agregação, produção e curadoria de conteúdos ativos digitais.
- Nos Troféus Call Center 2024, a MEO foi galardoada com o troféu “Top of Mind – Excelência no Atendimento”, onde os consumidores identificaram a marca com aquela que oferece o melhor atendimento telefónico em Portugal.
- A MEO Empresas foi premiada na 18ª Edição dos Prémios “Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico”, obtendo duas distinções nas categorias de Telecomunicações e Top Ranking, reafirmando o seu papel de destaque no setor tecnológico nacional.
Principais acontecimentos no 4T 2024
- A MEO Empresas lançou um serviço de acesso à Internet de 100 Gbps, garantindo, uma experiência de navegação superior, essencial para as futuras atividades profissionais e de negócios, mesmo durante picos de intensa utilização. Esta oferta permite ainda combinar o serviço de internet com soluções de segurança específicas.
- A MEO Empresas lançou o programa de inovação “5G API SPRINT”, oficialmente apresentado durante a Web Summit, que visa desafiar empresas, start-ups e programadores a criar protótipos ou redesenhar aplicações utilizando APIs standard da rede MEO, com a intensão de promover e apoiar o talento tecnológico, enquanto se exploram as capacidades da rede 5G.
- Anúncio da sua parceria com o recém-inaugurado AI Hub na capital, confirmando o seu papel de liderança na transformação digital com um novo espaço da capital a destacar-se como um marco na inovação tecnológica em Portugal.
- A MEO Energia apostou na mobilidade elétrica, com o lançamento do serviço de carregamento de veículos elétricos a preços competitivos e sem fidelização, nem custos de manutenção, através da App my MEO. O serviço está disponível em mais de 6 mil postos de carregamento da rede Mobi.e em Portugal Continental e Ilhas.