MEO divulga resultados do 1 trimestre de 2025

MEO divulga resultados do 1º trimestre de 2025

MEO divulga resultados do 1º trimestre de 2025


Destaques dos resultados do 1º trimestre de 2025
  • No 1º trimestre de 2025, as Receitas totalizaram 697M€, o EBITDA atingiu 244M€ e o investimento global da empresa alcançou os 100M€.
  • As Receitas, apresentaram um incremento de 2,4%, face a igual período do ano anterior, apesar da redução das receitas registada na Altice Labs. Excluindo a performance da Altice Labs, o crescimento das receitas acelerou para 7,0% face a igual período do ano anterior, beneficiando dos aumentos de 8,4% no Segmento Consumo, suportado essencialmente no negócio da energia, e de 5,3% no Segmento de Serviços Empresariais.
  • A Base Total de RGUs, de serviços Fixos e Móveis, ascende a cerca de 14 milhões e o total de Clientes Únicos do Segmento Consumo totaliza 1,7 milhões.
  • O Total de Serviços Fixos incrementou 0,8% face ao 1º trimestre de 2024, fixando-se nos 6,0 milhões. A Base de Clientes do Serviço de Televisão por Subscrição e Conetividade cresceu 1,8% e 2,2% respetiva- mente, mantendo-se ambos em 1,9 milhões.
  • A Base de Clientes Móveis Pós-Pago é de 5,3 milhões que, impulsionada pela convergência, cresceu 0,4% (+22 mil Clientes) no 1º trimestre de 2025 face ao 4º trimestre de 2024.
  • O EBITDA atingiu 244 milhões de euros no 1º trimestre de 2025, uma redução de 5,6% face a igual período do ano anterior. Se excluirmos o desempenho da Altice Labs, o EBITDA reduziu 1,4% em termos homólogos não obstante o crescimento nas receitas acima mencionado, uma vez que existiram aumentos de custos diretos e comerciais associados ao crescimento da base de clientes de Energia, assim como a sazonalidade dos mesmos.
  • O investimento atingiu 100 milhões de euros no 1º trimestre de 2025, registando um crescimento de 1,3% em relação ao período homólogo. Este aumento reflete a ambição da empresa para o futuro num setor que enfrenta desafios cruciais, como a atualização tecnológica, a segurança, a expansão e a melhoria da qualidade da conectividade.
  • No final do 1º trimestre de 2025, a Altice Portugal conta com 6,6 milhões de casas com fibra ótica e uma cobertura populacional de rede 5G de 96,82% e de 99,98% na rede 4G. Cerca de 89% da Base de Clientes de Consumo, do Negócio Fixo, tem como tecnologia de base a fibra ótica.

Segmento Consumo
  • As Receitas do Segmento Consumo ascenderam a 374 milhões de euros, no 1º trimestre de 2025, o que representa uma variação homóloga de mais 8,4%, tendo as Receitas de Serviço aumentado 9,1%, suportadas pelos níveis record de churn, crescimento na Base de Clientes de Fibra e Móvel Pós-Pago e o contributo adicional e bastante positivo da MEO Energia.
  • Para o crescimento da Receita contribuiu a expansão da Base de Clientes e dos Serviços Fixos e Móveis Pós-Pagos, face ao final do 1º trimestre do ano anterior, a valorização média de cada Cliente, a convergência e a diversificação do portefólio de produtos e serviços.
  • No final do 1º trimestre, a Base de Clientes Únicos Fixos do Segmento de Consumo, aumentou 0,1%, em relação ao período homólogo, representando +1,2 mil adições líquidas, num total de 1,7 milhões de Clientes. O total de RGUs Fixos registou um incremento de 1,2% face ao final do 1º trimestre de 2024. A Base de Clientes Móveis Pós-Pagos do Segmento Consumo registou um crescimento de 2,9% face ao período homólogo do ano anterior. De destacar a evolução crescente da Base de Clientes com múltiplos serviços contratados, demonstrando a apetência do Mercado pela convergência Fixo-Móvel. 
  • O negócio da Energia continuou a consolidar o seu papel como um pilar estratégico do ecossistema Altice Portugal. Os planos tarifários inovadores e as ofertas combinadas de telecomunicações e energia, representam benefícios sinérgicos que reforçam a diferenciação da MEO Energia no mercado, impulsionando uma rápida aquisição de clientes.

Segmento de Serviços Empresariais
  • As Receitas do Segmento de Serviços Empresariais, no 1º trimestre de 2025, registaram 323 Milhões de euros, o que representa um crescimento de 5,3% (excluindo a Altice Labs) face ao período homólogo. 
  • No 1º trimestre de 2025, as Receitas dos Serviços Empresariais, dos subsegmentos SMB&SOHO, SME e Corporate, que abrangem tanto Serviços Telco como Não Telco, incluindo TIC e Serviços Geridos, beneficiou do crescimento da Base de Clientes e RGUs Fixos e Móveis e da aposta na diversificação do portefólio serviços.
  • Salienta-se, adicionalmente, a performance positiva do negócio Wholesale que cresceu, impulsionado pelo maior volume de tráfego nacional, associado a concursos televisivos, e por via do aluguer de infraestruturas, nomeadamente, Condutas, Postes e Espaços Técnicos, bem como pelo aluguer de capacidade internacional a outros Operadores.

O que o mercado diz da MEO
  • A MEO foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como ‘Melhor do Teste – Internet Móvel’, de acordo com os dados da aplicação QualRede, da DECO PROTESTE, consolidando a sua posição de liderança no setor das telecomunicações em Portugal. Este resultado reforça a distinção já atribuída pela nPerf, que recentemente destacou a MEO como líder no desempenho das redes fixa e móvel, com destaque nas performances do Wi-Fi e do 5G.
  • A MEO foi distinguida como o Prestador de Serviços com a Melhor Gestão de Segurança da Europa em 2025. Este reconhecimento foi atribuído pela Rapid7, um dos maiores fabricantes de soluções de cibersegurança a nível mundial.
  • Segundo a análise do RepScore® da OnStrategy, que avalia a reputação e a relevância de mais de 2.000 marcas em Portugal, as marcas MEO voltam a destacar-se no ranking de reputação para 2024. Na categoria de Telecomunicações, a MEO liderou com 77,4 pontos e o SAPO com 70,3.
  • A Altice Labs foi distinguida pela COTEC Portugal como uma das empresas “Inovadora Evolution”, em reconhecimento pelo seu progresso na inovação para a sustentabilidade. A empresa, reconhecidamente inovadora pela tecnologia que desenvolve e pelo protagonismo que a destaca no setor das telecomunicações, em Portugal e no mundo, continuará empenhada em transportar esse caráter ímpar para a mitigação dos riscos ambientais que o planeta e a sociedade enfrentam. 
  • O SAPO foi distinguido como Marca Recomendada 2025 pela Consumers Trust, liderando a categoria de "Sites de Notícias, Jornais e Revistas". Este reconhecimento reforça a sua posição como preferência diária dos portugueses, num ano marcante em que voltou a ser o site português mais visitado, com mais de 120 milhões de pageviews por mês e uma média de 3 milhões de utilizadores mensais. Os números destacam a liderança do SAPO na curadoria e produção de conteúdos digitais, além da sua relevância como sales house no mercado digital em Portugal.

Principais acontecimentos no 1T 2025
  • A MEO foi a primeira operadora de comunicações eletrónicas em Portugal a obter a certificação ISO 22301 – Sistema de Gestão da Continuidade do Negócio, garantindo que está preparada para manter os seus serviços operacionais mesmo em situações de crise. Este reconhecimento internacional reforça a liderança da MEO no setor, evidenciando o seu compromisso com a inovação, resiliência e qualidade dos seus serviços.
  • A MEO tornou-se a primeira operadora em Portugal certificada pela Google a permitir a transferência de um cartão SIM físico para um eSIM digital em dispositivos Android, de forma direta e autónoma, sem necessidade de ler um QR Code ou contactar o Apoio de Cliente. Esta certificação reforça a aposta da MEO em soluções cada vez mais intuitivas e convenientes para os seus clientes.
  • A MEO tornou-se a primeira operadora nacional em Portugal a testar com sucesso o envio de SMS e chamadas de voz via Satellite Direct-to-Device, uma tecnologia inovadora que permite estabelecer conectividade direta entre dispositivos móveis e satélites. Esta solução garante cobertura em áreas remotas ou de difícil acesso, reforçando o compromisso da MEO com a inovação e o desenvolvimento de soluções avançadas para a conectividade global.
  • A MEO reforça a inovação e a sustentabilidade ao oferecer o seu serviço de televisão diretamente nas Smart TVs Samsung, sem necessidade de box. Esta expansão elimina a necessidade de equipamento adicional, simplificando a experiência do consumidor e consolidando a colaboração entre as marcas.
  • A MEO Empresas anunciou os vencedores do 5G API SPRINT, um programa de inovação que desafiou empresas, Start-ups e programadores a explorarem as APIs 5G da sua rede para desenvolver soluções tecnológicas disruptivas. Esta iniciativa reforça o compromisso da MEO Empresas com a inovação, reafirmando o seu papel na digitalização dos negócios e na adoção de tecnologias emergentes, consolidando-se como um parceiro estratégico na construção de um futuro mais conectado, eficiente e sustentável.
  • A Altice Labs, referência global em inovação tecnológica, obteve uma nova patente europeia intitulada “Method for Configuring a FTTH Distribution Network Cell”. Esta inovação aperfeiçoa a configuração de células de rede de fibra ótica, otimizando a utilização de portas GPON (Gigabit Passive Optical Network) em áreas residenciais de baixa densidade e em pequenas e médias empresas. A Altice Labs reafirma, assim, o seu compromisso com o desenvolvimento de soluções tecnológicas que ampliam a inclusão digital, melhoram a qualidade dos serviços e garantem maior fiabilidade para milhões de clientes distribuídos por várias geografias do mundo.
  • A Fundação MEO renovou o Protocolo de Cooperação com a Polícia de Segurança Pública no âmbito do Programa Comunicar em Segurança 2025, reafirmando o compromisso de capacitação e inclusão social e digital. Mantendo o propósito de usar a tecnologia para promover comunicação e conhecimento, a Fundação continua a apoiar iniciativas de cidadania e intervenção social, fortalecendo a acessibilidade​​ para todos.

Anexo

  • Download