Campanha de Natal do MEO celebra o poder da união e promove a igualdade entre todas as comunidades

Campanha de Natal do MEO celebra o poder da união e promove a igualdade entre todas as comunidades

Campanha de Natal do MEO celebra o poder da união e promove a igualdade entre todas as comunidades

“Somos uma família” é a mensagem traduzida na união e na amizade genuína, sem fronteiras, das duas crianças que, livres de barreiras, diferenças e preconceitos, protagonizam a nova campanha de Natal do MEO. E, se é verdade que o Natal é das crianças, quem melhor que elas para lembrar que há apenas uma família – a Humanidade! Nesta época do ano, que simboliza família e tradição, as crianças convidam-nos a celebrar a diversidade, mostrando que em cada tradição, cor ou cultura, há espaço para todos. Com esta iniciativa, a marca – que sempre se posicionou em defesa de causas que promovem uma sociedade mais justa e humana – pretende celebrar a empatia e a solidariedade como pilares essenciais para a transformação social. 

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” Este, que é o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, serviu também de inspiração para a narrativa do MEO que pretende relembrar a sociedade da importância da união e aceitação mútua entre pessoas de diferentes origens e culturas.

 “Para o MEO​, o Natal é uma oportunidade única para despertar consciências e inspirar uma reflexão profunda sobre os valores que realmente importam. Esta campanha resulta do nosso firme compromisso com causas sociais”, afirma Luíza Galindo, diretora de marca e comunicação do MEO.  “Somos realmente uma só família, uma família que abraça muitas outras, com apelidos e histórias de todas as partes do mundo. O que a história destas duas crianças nos vem dizer é que não importa como cada um celebra a quadra. O importante é a alegria, a partilha e o sentimento de união que nos aproxima quando nos (re)encontramos. 

O filme da campanha conta a história de um pai que, em vários momentos, se revela desconfortável com a proximidade entre a filha e uma colega de escola, imigrante. Chegado o dia da festa de Natal da escola, as crianças preparam-se entusiasmadas, para a habitual peça de teatro, mas, na plateia, há dois lugares vagos. Os pais da menina portuguesa não conseguem chegar a tempo e quando, finalmente, entram na sala, o palco está a ser desmontado. Na sala, as duas meninas brincam perante o olhar carinhoso da mãe imigrante. A mãe corre em direção a ela e agarra-lhe a mão, agradecendo-lhe. O pai e a mãe emigrante trocam olhares de cumplicidade. No final, já em casa, o pai recebe uma mensagem de número desconhecido e, ao abri-la, assiste a um vídeo da sua filha, filmado pela mãe da amiga que assina a mensagem com um ‘Boas Festas’. 

A campanha multimeios será divulgada na televisão, na rádio, em redes de exterior, imprensa, meios digitais e nos pontos de venda do MEO. E, porque nem todos a quem se dirige celebram o Natal, mas a todos quer que toque o espírito de fraternidade e união que esta época promove, a campanha do MEO termina com um voto universal de ‘Boas Festas’.


Agência  Dentsu Creative Portugal CEO: Tomás Froes CCO: Lourenço Thomaz Diretor Geral: Patrick Stilwell Diretor Criativo Executivo: Ivo Purvis Art Director: Orlando Gonçalves Copywriter: Cristina Amorim Head of Production: Martim Lemos Account Director: Carla Vidal Marques Account Junior: Beatriz Andrade Produtora  Garage Films Produção Executiva – Miguel Varela Realizador: João Nuno Diretor de fotografia: Mateusz Dziekkonnski Diretora de produção: Cláudia Costa / Celina Morais Guarda Roupa – Arranca Corações  Sonorização – Ingreme Pós-produção Imagem – Ingreme Fotografo: Rui Carvalho Música  Cover da música “I’d do anything for love” dos Meat Loaf, pelo músico Steven Gillon.  Interpretação de Marta Rodrigues. 

Agência de Meios OMD​