É a terceira vez que a Atice Portugal - membro fundador desde 1992 da Connect Europe (Associação Europeia de Operadores de Telecomunicações) - preside a uma Assembleia Geral da Associação. Nos dias 7 e 8 de novembro, Lisboa foi palco de um dos maiores encontros do setor das telecomunicações, reunindo os principais fornecedores de redes e de serviços digitais na Europa, que ligam mais de 270 milhões de europeus através das mais avançadas redes, fixas e móveis.
Esta reunião acontece num ano marcante para a Connect Europe (antiga ETNO), que foi alvo de uma mudança de identidade ao fim de 32 anos e apresenta-se agora com um novo propósito e uma nova equipa dirigente liderada pelo Diretor-Geral, Alessandro Gropelli.
A Assembleia Geral, que se realizou no dia 7, aprovou a Estratégia 2025 da Associação, que prevê apoiar o papel da conetividade na criação de uma economia europeia mais forte, bem como de um continente mais seguro, resiliente e sustentável. Numa altura em que os novos líderes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu discutem como fazer avançar as suas prioridades, os membros da Connect Europe defendem as seguintes medidas para o setor:
o Garantir um investimento sem precedentes em redes que cheguem a todos os europeus, através de uma revisão fundamental do quadro regulamentar da UE, afastando-se da atual regulamentação ex-ante, reformando a política do espetro e elaborando uma política industrial forte para uma conetividade segura e sustentável.
o Tirar o máximo partido do potencial do mercado único das telecomunicações, atingindo uma escala adequada no setor e harmonizando as regras, de modo a podermos oferecer os melhores serviços a todos os cidadãos europeus, inovando e desenvolvendo sinergias transfronteiras.
o Acelerar a inovação na Europa, racionalizando a regulamentação setorial, eliminando regras desnecessárias, garantir uma maior harmonização ao nível da UE e garantindo a equidade e a igualdade de condições de concorrência com outros intervenientes no ecossistema da Internet.
Ana Figueiredo, Presidente Executiva da Altice Portugal, sublinhou a "oportunidade histórica que a Europa tem de recuperar a liderança no ecossistema da conectividade, mas isso só será possível se existir uma mudança significativa de abordagem e mentalidade, que se concentre em permitir a inovação em vez de acrescentar camadas de regulamentação que levam à fragmentação e dificultam a sustentabilidade do setor. A conetividade e os serviços digitais são os alicerces da nossa sociedade, o que nos permite crescer e construir um futuro sustentável. Estamos muito satisfeitos com o resultado deste encontro e com a união face aos desafios que temos pela frente".
Já Alessandro Gropelli, Diretor-Geral da Connect Europe, também deixou uma mensagem clara: “Estamos orgulhosos pelo facto de a Altice Portugal ter acolhido, em Lisboa, o lançamento oficial da Connect Europe, que representa os principais fornecedores de conetividade da Europa. Assumimos o papel da ETNO e vamos trabalhar para representar o setor europeu das telecomunicações com ambição, num momento em que a conetividade está no topo da agenda política como uma ferramenta para a competitividade e resiliência das nossas sociedades. A liderança tecnológica é uma prioridade fundamental para a nova Comissão Europeia e a Connect Europe está pronta a apoiá-la!"
O segundo dia do encontro ficou marcado por um workshop estratégico sobre o setor, onde se discutiram temas como inovação digital e crescimento socio-económico, de que forma é possível tornar as cidades mais inteligentes ou as políticas de regulação para uma conectividade inovadora. Estes encontros contaram com vários oradores nacionais e internacionais, entre eles Ana Figueiredo, Presidente Executiva da Altice Portugal, o Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, Sandra Maximiano, Presidente da Anacom ou Steven Tas, Chairman da Connect Europe. O encerramento ficou a cargo do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz.
Sobre a Altice Portugal
A
Altice Portugal é membro fundador (1992, então Portugal Telecom), tem assegurado sempre assento no seu Executive Board, participa ativamente nos seus principais grupos de trabalho e tem a honra de presidir à sua Assembleia Geral de 2024.