A Altice Portugal reforça a sua liderança do mercado, tendo sido distinguida como o operador com a melhor cobertura móvel e com a internet móvel mais rápida de Portugal. Este é o resultado da forte aposta na expansão da Rede Móvel, do 5G e da Rede de Fibra Ótica, permitindo a diversificação do portefólio de produtos e serviços, e garantindo elevados padrões de qualidade de serviço.
A Altice Portugal tem 6,5 milhões de casas com fibra ótica e uma cobertura populacional de rede 5G de 95,8%. A Altice Portugal mantém a evolução positiva dos principais indicadores operacionais no terceiro trimestre de 2024, com a expansão de 1,7% dos RGUs de Serviços Fixos e de 4,9% dos Serviços Móveis Pós-Pagos face ao período homólogo do ano anterior. Esta trajetória tem sido alicerçada em sinergias e na diversificação do portefólio de serviços. Exemplo disso é a MEO Energia, que hoje se assume como um dos players do setor da energia em Portugal. Com tarifários bastante competitivos, associa à energia proveniente de fontes 100% renováveis a oferta de benefícios no pacote de telecomunicações. No 3º trimestre de 2024, foram atingidos os 112.000 clientes que, diariamente, usam a energia 100% verde da MEO.
Destaques dos resultados do 3º trimestre de 2024:
Receitas totais
• As Receitas, no 3º trimestre do ano, fixaram-se em 704 milhões de euros, um incremento de 1,7%, face a igual período do ano anterior, beneficiando dos aumentos de 5,9% no Segmento Consumo e de 5,8% no Segmento de Serviços Empresarias, este último excluindo o contributo global da Altice Labs, ou de -2,4% penalizado pela diminuição de vendas de equipamentos e hardware para outras geografias por parte da Altice Labs.
• No acumulado dos nove meses do ano e excluindo a diminuição de vendas da Altice Labs, as Receitas continuaram a manter a rota de crescimento de 4,6%, face a igual período do ano anterior, pelos fatores acima descritos, revelando a solidez da performance dos serviços core de telecomunicações e diversificação de portefólio, em especial no negócio de Energia.
• Registou-se um desempenho operacional robusto e positivo em todos os Segmentos, em resultado da aposta contínua num portefólio rico e inovador, na convergência fixo-móvel, na sinergia entre produtos e serviços, em elevados padrões de qualidade de serviço, do forte investimento na expansão da rede e cobertura, bem como na segurança das redes e infraestruturas. (1) Proforma das operações da empresa Geodesia em territórios internacionais.
• A Base Total de RGUs, de serviços Fixos e Móveis, continuou a crescer, fixando-se em 14 milhões. O mesmo aconteceu com o total de Clientes Únicos do Segmento Consumo, que atingiu 1,7 milhões. Estes crescimentos resultaram no reforço da liderança do mercado de Telecomunicações em Portugal.
• O Total de Serviços Fixos incrementou 1,7% face ao 3º trimestre de 2023, totalizando 6,0 milhões, e a Base de Clientes do Serviço de Televisão por Subscrição e Conetividade cresceu 2,7% e 3,0% respetivamente, fixando-se ambos em 1,9 milhões.
• A Base de Clientes Móveis Pós-Pago atingiu 5,3 milhões e, impulsionada pela convergência, cresceu 0,6% (+33 mil clientes) no 3º trimestre de 2024 face ao 2º trimestre de 2024. Receitas do Segmento Consumo
• As Receitas do Segmento Consumo ascenderam a 361 milhões de euros no 3º trimestre de 2024, revelando um crescimento homólogo de 5,9%.
• As Receitas de Serviço aumentaram 4,9% em resultado do crescimento da Base de Clientes e do aumento do ARPU, potenciado pelo melhor mix de portefólio através da convergência.
• Os Clientes Únicos do Segmento de Consumo, no final do 3º trimestre, aumentaram 0,5%, em relação ao período homólogo, representando +8 mil adições líquidas, atingindo um total de 1,7 milhões de clientes. Os RGUs de Serviços Fixos e Móveis ascenderam a 11 milhões. Estes resultados são o reflexo da liderança e da qualidade de serviço reconhecida pelos clientes.
• No terceiro trimestre de 2024, a MEO Energia, player do setor energético em Portugal, atingiu os 112 mil clientes. A fórmula para o sucesso passa pela oferta de um tarifário competitivo, que combina energia proveniente de fontes 100% renováveis com benefícios nos pacotes de telecomunicações. Esta é a confirmação que a expansão para novas áreas de negócio, como a Energia, fortalece o compromisso com a base de clientes. Receitas do Segmento de Serviços Empresariais
• As Receitas do Segmento de Serviços Empresariais, no 3º trimestre, fixaram-se em 343 Milhões de euros, o que representa um crescimento de 5,8%, face ao trimestre homólogo do ano anterior. Incluídos neste segmento estão serviços Telco e Não Telco dos subsegmentos SMB&SOHO, SME e Corporate que mantêm uma trajetória firme de crescimento alavancado no aumento da Base de RGUs e de Clientes Empresariais e na diversificação constante do portefólio. Acresce ainda a performance positiva do negócio Wholesale que também cresceu em resultado do maior volume de tráfego de Roaming e do aluguer de novas infraestruturas core a outros operadores. Considerando a evolução já descrita da Altice Labs, a receita global de Serviços Empresarias decresceu 2,4% YoY. EBITDA
• O EBITDA atingiu 258 milhões de euros, no 3º trimestre de 2024, praticamente igual ao período homólogo do ano anterior (-0,3%, excluindo a performance da Altice Labs), sustentado na dinâmica operacional de expansão da Base de Clientes e RGUs, no crescimento do respetivo ARPU, na diversificação de portefólio, em novos negócios Não Telco, e na disciplina e eficiência na gestão dos custos operacionais. Considerando a evolução já descrita da Altice Labs o EBITDA decresceu 4,5% YoY.
• No acumulado dos 9 meses do ano, o EBITDA registou um acréscimo de 4,5% (excluindo a performance financeira da Altice Labs) e cresceu ligeiramente YoY (+0,1%), mesmo apesar das menores vendas de equipamentos e hardware da Altice Labs. CAPEX
• O Investimento ascendeu a 100 milhões de euros, no 3º trimestre de 2024, mantendo-se a aposta na expansão da Rede de Fibra Ótica - que já atingiu 6,5 milhões de casas -, o reforço do aumento de cobertura da Rede Móvel e da implementação da tecnologia 5G, já com uma taxa de cobertura de 95,8% da população. No 4G, a taxa de cobertura da população nacional, registada no 3º trimestre de 2024, foi de 99,97%.
Principais acontecimentos
A MEO reafirma a sua liderança no setor das comunicações eletrónicas ao ser distinguida com a “Melhor Cobertura Móvel” em Portugal pela Ookla®, líder mundial em inteligência de rede. Após ser eleita pela DECO PROteste como o operador com a internet móvel mais rápida, a MEO consolida a sua liderança tecnológica e o seu compromisso com os portugueses enquanto operador com a melhor rede móvel a nível nacional.
Nos relatórios publicados pela ANACOM, respeitantes ao segundo trimestre de 2024, a MEO mantém-se como o prestador de serviços de comunicações eletrónicas com o menor número de reclamações e como o líder em todos os serviços de telecomunicações. A MEO e a NOKIA anunciaram o contrato plurianual que vem modernizar a infraestrutura da rede de acesso rádio e aprimorar as capacidades 5G, garantindo o melhor desempenho e fiabilidade da rede, permitindo a implementação de soluções avançadas para todos os consumidores.
A Altice Labs conquistou um novo reconhecimento internacional, desta vez com uma patente concedida pelo United States Patent and Trademark Office. Intitulada "Dual GPON Small Form-Factor Pluggable Optical Module", a patente refere-se a um módulo ótico compacto e inovador que duplica a capacidade de portas GPON em equipamentos de telecomunicações. Esta inovação responde à crescente procura por maior capacidade e velocidade nas redes de telecomunicações, impulsionada pelo aumento exponencial de utilizadores e dispositivos conectados. Esta conquista, reforça a posição da Altice Labs na vanguarda da inovação em telecomunicações e desenvolvimento de tecnologias avançadas, chave para o contínuo fornecimento de soluções eficazes e robustas, respondendo às necessidades de um mercado em constante evolução.
A inauguração do TUMO Lisboa, o segundo Centro de Tecnologias Criativas em Portugal, localizado no Beato Innovation District - Factory Lisboa, um espaço inovador de aprendizagem, volta a contar com a MEO e a Fundação Altice como parceiros, marcando um passo significativo na promoção da educação para os jovens em Portugal, permitindo-lhes desenvolver competências em tecnologia e criatividade através de um modelo de ensino colaborativo e personalizado, de forma gratuita.
Em setembro, a MEO acolheu 60 jovens licenciados e mestrandos na edição 2024 do programa de trainees DarWiN. Ao longo de 12 meses, irão trabalhar em diversas áreas como Engenharia, Tecnologias de Informação, Ciência de Dados, Gestão ou Economia tendo contacto com diversas marcas que compõem o universo do grupo, como é o caso do SAPO, Moche, MEO Empresas e MEO Energia.