Com a execução do seu plano estratégico, a Altice Portugal reforça a liderança em mais um trimestre. O investimento na expansão da rede de Fibra Ótica, da Rede Móvel e do 5G, paralelamente à transformação digital, com uso de Inteligência Artificial, sustenta a inovação e a diversificação do portefólio, mantendo altos padrões de qualidade e um crescimento operacional sustentável.
Os resultados do 2º trimestre de 2024 evidenciaram crescimento nos principais indicadores operacionais, quer face ao trimestre anterior, quer ao período homólogo. A Empresa reforçou a posição de mercado e continuou a expandir a Base de Clientes Únicos, a crescer o total de RGUs Telco, mantendo a angariação aliada a níveis record de desligamentos. A Empresa voltou a dar provas da sua capacidade de inovação e disrupção no mercado lançando, pela primeira vez no mercado português e internacional, uma oferta de serviços Telco e Energia, promovendo benefícios cruzados entre MEO Telecomunicações e MEO Energia, sob o mote da Sinergia.
Destaques dos resultados do 2º trimestre de 2024
• As Receitas da Empresa, no 2º trimestre do ano, fixaram-se em 705M€, um crescimento de 4,7% (excluindo a Altice Labs), beneficiando de crescimentos de 3,6% no Segmento Consumo e 5,8% no Segmento Empresarial. Considerando o contributo global da Altice Labs, a receita total diminuiu -1,7%.
• O desempenho Operacional manteve-se sólido e crescente em ambos os Segmentos, em resultado da aposta continua num portefólio inovador, na convergência, na sinergia entre produtos e serviços, na qualidade de serviço e na segurança das redes e infraestruturas.
• A Base Total de RGUs e Clientes Únicos continuou a crescer, fixando-se em 14 milhões e 1,7 milhões, respetivamente, permitindo continuar a reforçar a liderança do mercado de Telecomunicações em Portugal.
• O Total de Serviços Fixos incrementou 2,0% face ao 2º trimestre de 2023, totalizando 6,0 milhões, e a Base de Clientes do Serviço de Televisão por Subscrição e Conetividade cresceram 2,9% e 3,1% respetivamente, fixando-se ambos em 1,9 milhões.
• A Base de Clientes Móveis Pós-Pago já ultrapassou a marca dos 5 milhões e, impulsionada pela convergência, cresceu 1,3% (+67 mil clientes) no 2º trimestre de 2024 face ao 1º trimestre de 2024.
• O EBITDA cifrou-se em 252 milhões de euros, registando um crescimento de 4,0% face ao período homólogo, excluindo a Altice Labs. Considerando o contributo global da Altice Labs, o EBITDA total diminuiu -0,9% face ao período homólogo.
• O Investimento totalizou 95 milhões de euros no 2º trimestre, refletindo o reforço da rede móvel 4G, que chega a 99,96% da população, e a aposta no 5G que, no final do 2º trimestre apresentou uma taxa de cobertura da população de 95,8%.
As Receitas da Altice Portugal (excluindo Altice Labs) registaram um acréscimo de 4,7%, no 2º trimestre de 2024, face a igual período do ano anterior, impulsionadas pelo sólido crescimento dos resultados operacionais, potenciados pela convergência Fixo-Móvel, pela expansão da Base de Clientes Core Telco, pelos serviços Não Telco e pelo crescimento do ARPU. O sólido desempenho financeiro demonstra a dinâmica da Empresa no processo de transformação do mix de receitas, com os fluxos de receitas Não Telco a atingirem um peso muito significativo nas Receitas Totais.
As Receitas do Segmento Consumo ascenderam a 348 milhões de euros no 2º trimestre de 2024, revelando um crescimento homólogo de 3,6%. As Receitas de Serviço aumentaram 3,1% em resultado do crescimento da Base de Clientes e dos RGUs e do aumento do ARPU, potenciado pelo melhor mix de portefólio através da convergência. Os Clientes Únicos do Segmento de Consumo, no final do 2º trimestre, aumentaram 0,6%, em relação ao período homólogo, representando +10 mil adições líquidas, e atingiram um total de 1,7 milhões de clientes.
Os RGUs de Serviços Fixos e Móveis ascendem a 11 milhões e aumentaram 104 mil face ao período homólogo. Estes resultados são o reflexo da liderança e da qualidade de serviço reconhecida pelos clientes. A diversificação para novas áreas de negócio, como é o caso da Energia aliado a uma oferta competitiva de energia “verde” com benefícios em telecomunicações, garantem um relacionamento mais robusto com a Base de Clientes, promovendo um envolvimento mais forte com o Cliente. As Receitas do Segmento Empresarial, no 2º trimestre, fixaram-se em 320 Milhões de euros, excluindo a Altice Labs, o que representa um acréscimo de +5,8%, face ao trimestre homólogo do ano anterior. Nos Segmentos SMB&SOHO, SME, Corporate e Wholesale manteve-se a rota e ritmo de crescimento em resultado do aumento da Base de RGUs e de Clientes Empresariais, bem como pela diversificação de serviços Não Telco e Internacionais.
A performance financeira da Altice Labs continua impactada pelo decréscimo de vendas de hardware e serviços para outras geografias. O EBITDA, excluindo a Altice Labs, aumentou 4,0%, face ao 2º trimestre de 2023, sustentado na dinâmica operacional de expansão da Base de Clientes e RGUs, crescimento do respetivo ARPU, diversificação de portefólio, novos negócios Não Telco, e na disciplina na gestão dos custos operacionais.
A Empresa continuou a reforçar e otimizar os seus recursos, a capacidade da sua infraestrutura e a disponibilização de serviços inovadores. Por isso, o CAPEX ascendeu a 95 milhões de euros, no 2º trimestre de 2024, mantendo-se a expansão da Rede de Fibra Ótica que já atingiu 6,4 milhões de casas, o reforço do aumento de cobertura da Rede Móvel e na implementação da tecnologia 5G, já com uma taxa de cobertura de 95,8% da população no final do 2º trimestre de 2024. No 4G, a taxa de cobertura da população nacional, registada no 2º trimestre de 2024, foi de 99,96%.
Principais acontecimentos
A MEO é o primeiro operador em Portugal, e um dos primeiros a nível mundial, a disponibilizar a tecnologia WiFi 7 aos seus clientes, através de um projeto-piloto que antecede o lançamento comercial do novo router Fiber X7. Desenvolvido pela Altice Labs, o equipamento promete uma maior velocidade, segurança e eficiência energética, bem como revolucionar o mercado. O dia 21 de maio marcou o início de um novo ciclo, com a MEO a assumir-se como o primeiro e único operador mundial a lançar uma oferta totalmente sustentável que integra telecomunicações e energia. O novo posicionamento da MEO, focado nos seus clientes, assenta em quatro eixos: Poupança, Conveniência, Simplicidade e Sustentabilidade.
A Empresa lançou o Meo Net Segura Casa, um serviço que fornece segurança para todos os dispositivos ligados à rede doméstica, incluindo dispositivos móveis, computadores, IoT doméstico e eletrodomésticos inteligentes. Os serviços Meo Net Segura Móvel e o Meo Net Segura Casa proporcionam aos clientes um ecossistema abrangente de proteção de cibersegurança, dentro e fora de casa.
No que respeita ao segmento Empresarial, a Empresa tem diversificado o seu portfólio, Telco e Não Telco, permitindo que os seus clientes realizem e reinventem os seus negócios. Destaca-se o lançamento do serviço AccessWnG, para estabelecer uma conexão privada segura e acesso de backup à rede dos clientes através da 2 tecnologia 4G/5G, sem qualquer estrutura fixa por trás e o lançamento da Private Custom Network, uma rede móvel privada de alto desempenho destinada a apoiar operações críticas na saúde, transportes, indústria, etc.
Pela primeira vez em Portugal, a MEO Empresas e a CNN Portugal protagonizam a primeira transmissão televisiva HD, suportada numa rede móvel privada 5G, durante o jogo da final do Millennium Estoril Open.
A MEO garante o sucesso do primeiro voto em mobilidade em Portugal, tendo estado no centro do êxito de mais uma megaoperação, com impacto num dos dias mais importantes para a democracia europeia. Mais de 1300 colaboradores estiveram alocados ao projeto nacional que garantiu o exercício do direito de voto dos portugueses, pela primeira vez, em mobilidade, em qualquer mesa de voto constituída no dia da Eleição para o Parlamento Europeu.
A ANACOM, no seu relatório das reclamações sobre telecomunicações relativo 1.º trimestre do ano, posiciona a MEO na liderança como o operador com o menor número de reclamações por 1000 clientes. Nos relatórios publicados pela ANACOM, relativos ao 1.º trimestre de 2024, a MEO mantém-se como o líder em todos os Serviços de Telecomunicações. A DECO Proteste elege a MEO como o operador com a internet móvel mais rápida Este selo de garantia de qualidade e de segurança, respeita a um dos fatores mais apreciados pelos consumidores, a velocidade da internet móvel, o que atribui um relevo especial a esta distinção.
Os portugueses escolheram a MEO, que voltou a ser premiada com o título de “Melhor Loja de Portugal” no setor das Telecomunicações, pela Grande Consumo, que distingue o melhor do retalho físico e digital.
A MEO conquista três prémios de excelência em experiência de cliente no âmbito do Best European Customer Experience (BECX) nas categorias de Serviço Fixo Telefónico e de Televisão por Subscrição. O projeto Partilha Casa foi reconhecido com o Prémio Nacional de Sustentabilidade, na categoria "Igualdade, Diversidade e Equidade". A distinção atribuída à MEO reflete o seu compromisso com a inclusão, equilíbrio geracional e igualdade de oportunidades.
A MEO Energia e o SAPO receberam a distinção “Marca Recomendada 2024”, atribuído pelo Portal da Queixa e pela Consumers Trust, resultado do seu foco no cliente e na qualidade de serviço. A MEO ganha Ouro na categoria de Best in Customer Service EMEA, reconhecimento por parte da Contact Center World que posicionou o MEO entre os melhores operadores de relacionamento com o cliente, reforçando o seu estatuto enquanto referência no setor a nível internacional. O resultado do estudo da consultora OnStrategy posiciona a MEO entre as 25 marcas mais valiosas do país, em 2024, destacando-se particularmente no setor das telecomunicações enquanto o operador mais valioso a nível nacional.