Altice Portugal divulga resultados referentes ao segundo trimestre do ano

Altice Portugal divulga resultados referentes ao segundo trimestre do ano

Altice Portugal divulga resultados referentes ao segundo trimestre do ano

Com a execução do seu plano estratégico, a Altice Portugal reforça a liderança em mais um trimestre. O investimento na expansão da rede de Fibra Ótica, da Rede Móvel e do 5G, paralelamente à transformação digital, com uso de Inteligência Artificial, sustenta a inovação e a diversificação do portefólio, mantendo altos padrões de qualidade e um crescimento operacional sustentável.  

Os resultados do 2º trimestre de 2024 evidenciaram crescimento nos principais indicadores operacionais, quer face ao trimestre anterior, quer ao período homólogo. A Empresa reforçou a posição de mercado e continuou a expandir a Base de Clientes Únicos, a crescer o total de RGUs Telco, mantendo a angariação aliada a níveis record de desligamentos.  A Empresa voltou a dar provas da sua capacidade de inovação e disrupção no mercado lançando, pela primeira vez no mercado português e internacional, uma oferta de serviços Telco e Energia, promovendo benefícios cruzados entre MEO Telecomunicações e MEO Energia, sob o mote da Sinergia.  

Destaques dos resultados do 2º trimestre de 2024 

• As Receitas da Empresa, no 2º trimestre do ano, fixaram-se em 705M€, um crescimento de 4,7% (excluindo a Altice Labs), beneficiando de crescimentos de 3,6% no Segmento Consumo e 5,8% no Segmento Empresarial. Considerando o contributo global da Altice Labs, a receita total diminuiu -1,7%. 

• O desempenho Operacional manteve-se sólido e crescente em ambos os Segmentos, em resultado da aposta continua num portefólio inovador, na convergência, na sinergia entre produtos e serviços, na qualidade de serviço e na segurança das redes e infraestruturas. 

• A Base Total de RGUs e Clientes Únicos continuou a crescer, fixando-se em 14 milhões e 1,7 milhões, respetivamente, permitindo continuar a reforçar a liderança do mercado de Telecomunicações em Portugal. 

• O Total de Serviços Fixos incrementou 2,0% face ao 2º trimestre de 2023, totalizando 6,0 milhões, e a Base de Clientes do Serviço de Televisão por Subscrição e Conetividade cresceram 2,9% e 3,1% respetivamente, fixando-se ambos em 1,9 milhões. 

• A Base de Clientes Móveis Pós-Pago já ultrapassou a marca dos 5 milhões e, impulsionada pela convergência, cresceu 1,3% (+67 mil clientes) no 2º trimestre de 2024 face ao 1º trimestre de 2024. 

• O EBITDA cifrou-se em 252 milhões de euros, registando um crescimento de 4,0% face ao período homólogo, excluindo a Altice Labs. Considerando o contributo global da Altice Labs, o EBITDA total diminuiu -0,9% face ao período homólogo.

 • O Investimento totalizou 95 milhões de euros no 2º trimestre, refletindo o reforço da rede móvel 4G, que chega a 99,96% da população, e a aposta no 5G que, no final do 2º trimestre apresentou uma taxa de cobertura da população de 95,8%. 

As Receitas da Altice Portugal (excluindo Altice Labs) registaram um acréscimo de 4,7%, no 2º trimestre de 2024, face a igual período do ano anterior, impulsionadas pelo sólido crescimento dos resultados operacionais, potenciados pela convergência Fixo-Móvel, pela expansão da Base de Clientes Core Telco, pelos serviços Não Telco e pelo crescimento do ARPU. O sólido desempenho financeiro demonstra a dinâmica da Empresa no processo de transformação do mix de receitas, com os fluxos de receitas Não Telco a atingirem um peso muito significativo nas Receitas Totais. 

As Receitas do Segmento Consumo ascenderam a 348 milhões de euros no 2º trimestre de 2024, revelando um crescimento homólogo de 3,6%. As Receitas de Serviço aumentaram 3,1% em resultado do crescimento da Base de Clientes e dos RGUs e do aumento do ARPU, potenciado pelo melhor mix de portefólio através da convergência. Os Clientes Únicos do Segmento de Consumo, no final do 2º trimestre, aumentaram 0,6%, em relação ao período homólogo, representando +10 mil adições líquidas, e atingiram um total de 1,7 milhões de clientes. 

Os RGUs de Serviços Fixos e Móveis ascendem a 11 milhões e aumentaram 104 mil face ao período homólogo. Estes resultados são o reflexo da liderança e da qualidade de serviço reconhecida pelos clientes. A diversificação para novas áreas de negócio, como é o caso da Energia aliado a uma oferta competitiva de energia “verde” com benefícios em telecomunicações, garantem um relacionamento mais robusto com a Base de Clientes, promovendo um envolvimento mais forte com o Cliente. As Receitas do Segmento Empresarial, no 2º trimestre, fixaram-se em 320 Milhões de euros, excluindo a Altice Labs, o que representa um acréscimo de +5,8%, face ao trimestre homólogo do ano anterior. Nos Segmentos SMB&SOHO, SME, Corporate e Wholesale manteve-se a rota e ritmo de crescimento em resultado do aumento da Base de RGUs e de Clientes Empresariais, bem como pela diversificação de serviços Não Telco e Internacionais. 

A performance financeira da Altice Labs continua impactada pelo decréscimo de vendas de hardware e serviços para outras geografias.  O EBITDA, excluindo a Altice Labs, aumentou 4,0%, face ao 2º trimestre de 2023, sustentado na dinâmica operacional de expansão da Base de Clientes e RGUs, crescimento do respetivo ARPU, diversificação de portefólio, novos negócios Não Telco, e na disciplina na gestão dos custos operacionais.  

A Empresa continuou a reforçar e otimizar os seus recursos, a capacidade da sua infraestrutura e a disponibilização de serviços inovadores. Por isso, o CAPEX ascendeu a 95 milhões de euros, no 2º trimestre de 2024, mantendo-se a expansão da Rede de Fibra Ótica que já atingiu 6,4 milhões de casas, o reforço do aumento de cobertura da Rede Móvel e na implementação da tecnologia 5G, já com uma taxa de cobertura de 95,8% da população no final do 2º trimestre de 2024. No 4G, a taxa de cobertura da população nacional, registada no 2º trimestre de 2024, foi de 99,96%. 


Principais acontecimentos 

A MEO é o primeiro operador em Portugal, e um dos primeiros a nível mundial, a disponibilizar a tecnologia WiFi 7 aos seus clientes, através de um projeto-piloto que antecede o lançamento comercial do novo router Fiber X7. Desenvolvido pela Altice Labs, o equipamento promete uma maior velocidade, segurança e eficiência energética, bem como revolucionar o mercado. O dia 21 de maio marcou o início de um novo ciclo, com a MEO a assumir-se como o primeiro e único operador mundial a lançar uma oferta totalmente sustentável que integra telecomunicações e energia. O novo posicionamento da MEO, focado nos seus clientes, assenta em quatro eixos: Poupança, Conveniência, Simplicidade e Sustentabilidade. 

A Empresa lançou o Meo Net Segura Casa, um serviço que fornece segurança para todos os dispositivos ligados à rede doméstica, incluindo dispositivos móveis, computadores, IoT doméstico e eletrodomésticos inteligentes. Os serviços Meo Net Segura Móvel e o Meo Net Segura Casa proporcionam aos clientes um ecossistema abrangente de proteção de cibersegurança, dentro e fora de casa. 

No que respeita ao segmento Empresarial, a Empresa tem diversificado o seu portfólio, Telco e Não Telco, permitindo que os seus clientes realizem e reinventem os seus negócios. Destaca-se o lançamento do serviço AccessWnG, para estabelecer uma conexão privada segura e acesso de backup à rede dos clientes através da 2 tecnologia 4G/5G, sem qualquer estrutura fixa por trás e o lançamento da Private Custom Network, uma rede móvel privada de alto desempenho destinada a apoiar operações críticas na saúde, transportes, indústria, etc. 

Pela primeira vez em Portugal, a MEO Empresas​ e a CNN Portugal protagonizam a primeira transmissão televisiva HD, suportada numa rede móvel privada 5G, durante o jogo da final do Millennium Estoril Open. 

A MEO garante o sucesso do primeiro voto em mobilidade em Portugal, tendo estado no centro do êxito de mais uma megaoperação, com impacto num dos dias mais importantes para a democracia europeia. Mais de 1300 colaboradores estiveram alocados ao projeto nacional que garantiu o exercício do direito de voto dos portugueses, pela primeira vez, em mobilidade, em qualquer mesa de voto constituída no dia da Eleição para o Parlamento Europeu. 

A ANACOM, no seu relatório das reclamações sobre telecomunicações relativo 1.º trimestre do ano, posiciona a MEO na liderança como o operador com o menor número de reclamações por 1000 clientes. Nos relatórios publicados pela ANACOM, relativos ao 1.º trimestre de 2024, a MEO mantém-se como o líder em todos os Serviços de Telecomunicações. A DECO Proteste elege a MEO como o operador com a internet móvel mais rápida Este selo de garantia de qualidade e de segurança, respeita a um dos fatores mais apreciados pelos consumidores, a velocidade da internet móvel, o que atribui um relevo especial a esta distinção. 

Os portugueses escolheram a MEO, que voltou a ser premiada com o título de “Melhor Loja de Portugal” no setor das Telecomunicações, pela Grande Consumo, que distingue o melhor do retalho físico e digital. 

A MEO conquista três prémios de excelência em experiência de cliente no âmbito do Best European Customer Experience (BECX) nas categorias de Serviço Fixo Telefónico e de Televisão por Subscrição. O projeto Partilha Casa foi reconhecido com o Prémio Nacional de Sustentabilidade, na categoria "Igualdade, Diversidade e Equidade". A distinção atribuída à MEO reflete o seu compromisso com a inclusão, equilíbrio geracional e igualdade de oportunidades. 

A MEO Energia e o SAPO receberam a distinção “Marca Recomendada 2024”, atribuído pelo Portal da Queixa e pela Consumers Trust, resultado do seu foco no cliente e na qualidade de serviço. A MEO ganha Ouro na categoria de Best in Customer Service EMEA, reconhecimento por parte da Contact Center World que posicionou o MEO entre os melhores operadores de relacionamento com o cliente, reforçando o seu estatuto enquanto referência no setor a nível internacional. O resultado do estudo da consultora OnStrategy posiciona a MEO entre as 25 marcas mais valiosas do país, em 2024, destacando-se particularmente no setor das telecomunicações enquanto o operador mais valioso a nível nacional. ​